Lixo do Carnaval de rua será transformado em lixeiras; ação sera feita pela Ambev

Lixo do Carnaval de rua será transformado em lixeiras; ação sera feita pela Ambev

Ação mobilizará cerca de 2,8 mil catadores e catadoras de material reciclável nas 5 capitais

Sabendo da grande quantidade de lixo que, infelizmente, ainda é deixado nas ruas depois que os blocos passam, a Ambev, uma das maiores patrocinadoras do Carnaval de rua do país, se uniu à ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), à agência MAP, à Boomerang e prefeituras para recolher o lixo dos principais blocos de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

Lixo do carnaval: ação da Ambev

Durante os dias oficiais de festa e também no período pós-folia. A companhia vai ajudar os foliões dessas 5 capitais a terem um Carnaval mais limpo. O lixo de 26 milhões de foliões dos principais blocos será reciclado.

Com o lixo coletado nos maiores blocos de rua dessas cidades pelos catadores e catadoras mobilizados. A Ambev reciclará todo os resíduos coletados e com parte deles produzirá lixeiras para serem instaladas nessas cidades, deixando um legado positivo e sustentável para os cidadãos após a folia.

“Queremos ter um Carnaval cada vez mais sustentável e também ajudar na conscientização dos foliões. Por isso, decidimos nos unir a parceiros para fazer uma ação inédita de limpeza que vai recolher todo o tipo de material reciclável: vidro, plástico, papelão, latas, mesmo que sejam de marcas concorrentes”, conta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev. 

“A gente sabe que uma única ação não traz todas as soluções de que precisamos. Também temos consciência de que não vamos vencer esse desafio sozinhos. Daí a iniciativa de convidar a ANCAT, a MAP, a Boomerang e outros parceiros para se juntarem conosco nessa tarefa, que é de todos nós – empresas, associações, foliões, sociedade e governo”, acrescenta.

Ação da coleta

Para a ação, serão mobilizados cerca de 2,8 mil catadores e catadoras de material reciclável nas 5 capitais, que irão recolher o lixo de seus maiores e principais blocos. Eles receberão uma renda fixa por dia de trabalho, além de remuneração extra pela quantidade e tipo de materiais recolhidos. Todos os parceiros na coleta receberão EPIs (Equipamento de Proteção Individual), sacos apropriados para coleta e contarão com pontos de apoio com hidratação e banheiros.

Todo o lixo reciclável recolhido será encaminhado para uma das 45 centrais de coleta espalhadas estrategicamente pelas cidades. Nas centrais, os materiais serão recebidos, separados e destinados para a reciclagem.

A ação deste Carnaval vem logo depois da Ambev anunciar que pretende acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025. Para atingir essa meta, a companhia vai tomar uma série de medidas e criar inovações em parceria com outras empresas e universidades e, neste Carnaval, dá mais um passo rumo a esse objetivo.

Fonte: B9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.